Translate

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Atividade 2.7 - Relato da execução da atividade com Fotonovela

     Abaixo, um breve comentário de como os alunos reagiram no decorrer da atividade com Fotonovela, sendo que a atividade ainda não foi totalmente concretizada, pois é um processo de construção ministrado a cada semana.



  • Como os alunos se envolveram?                                                            

    Os alunos participaram ativamente da atividade até o momento, com animação e vontade de criar suas histórias.

  • Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade?
Sim, não só compreenderam como também deram sugestões para acrescentar na atividade.

  • A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos?
Creio que sim, pois os alunos rápidamente compreenderam a atividade e se animaram a produzí-la.

  • O que conseguiram fazer e perceber?
Até o momento, conseguiram produzir a história e sua sequência,  perceberam que o processo era um pouco mais complexo do que imaginaram no início.

  • Quais as dúvidas e dificuldades mais recorrentes?
Erros de ortografia na hora de transcrever a história, dificuldade em escrever uma história empolgante e ao mesmo tempo com lógica e sequência.

  • Que coisas chegaram a descobrir e a fazer que não estavam previstas?
Não estava previsto na atividade um "fechamento" com a teatralização da história, o que foi sugerido pelos alunos.

  • De que forma se relacionaram os componentes das duplas?
Foi realizado em grupo maior o trabalho, até o momento, os grupos têm atendido a expectativa.


  • Disputaram o uso da máquina ou colaboraram para o andamento do trabalho?
Os alunos se ajudaram mutuamente.

  • As duplas colaboraram umas com as outras? De que forma? Ensinaram, tiraram dúvidas ou perguntaram umas às outras?
cada grupo debateu sobre seu respectivo trabalho.


  • Em quais duplas de alunos os objetivos planejados foram atingidos? Em quais não foram? Qual a proporção?
O grupo A está em vantagem pois conseguiu terminar sua história primeiro e dentro das do que foi pedido; O grupo B por sua vez, ainda não conseguiu desenvolver todo o processo de crianção da história.


  • Que aprendizagens não previstas ocorreram com muitos alunos?
Alguns alunos que iniciaram a atividade desmotivados, no decorrer do tempo, se entusiasmaram com a empolgação dos demais.


  • Que aprendizagens, descobertas ou criações especialmente interessantes e não previstas ocorreram com algum ou alguns alunos?
Eles aprenderam diversos recursos e atalhos dos teclados que antes desconheciam ou não utilizavam com frequência.


  • Como foi a condução da atividade pelo professor? Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos? 
Houve um meio termo. A atividade foi lançada, e de acordo com o ritmo dos alunos e suas facilidades/dificuldades fui aumentando ou reduzindo o tempo.


  • Os equipamentos funcionaram a contento?
Não tão bem como gostaria, pois o laboratório da escola conta com equipamentos muito desgastados pelo tempo, o que torna muitas vezes o trabalho moroso e dificil, pois trava, desliga sozinho... muitas vezes perdendo-se parte dos trabalhos.


  • Os programas funcionaram a contento?
     Sim, os programas quando não prejudicados pelos equipamentos, funcionam corretamente.

  • A turma recebeu bem a proposta da atividade? A proposta envolveu e animou os alunos? Todos ou só alguns? Ou nenhum?
Sim, a turma recebeu bem a atividade, apenas 2 alunos á principio estavam desmotivados, mas isso foi revertido ao ver a motivação dos colegas.

  • O que envolveu os alunos foi a atividade em si ou o uso do laboratório de informática?
Creio que ambos motivaram os alunos. 

  • Há alguma outra organização do grupo que possa fazer o trabalho transcorrer de forma mais adequada do que a forma que transcorreu?
A organização me pareceu atender bem as expectativas para a atividade.

  • Há alguma preparação do grupo de alunos que possa contribuir para o trabalho acontecer de forma mais adequada e interessante?
Houve uma pesquisa que eles fizeram antes da atividade para compreender melhor o significado do que vem a ser uma Fotonovela.

  • Vocês ficaram satisfeitos com a atividade?
Sim, o desenvolvimento está dentro do proposto.

  • Que coisas puderam perceber quanto à forma de aprender de seus alunos?
Que eles aprendem muito mais quando se é respeitado seu próprio ritmo e quando se é dado liberdade o suficiente para que possam construir seu saber.

  • Esta atividade pode ser adaptada para outros contextos, para outras séries ou outras discipli­nas? De que forma?
Sim, creio que poderá ser realizada com uma quantidade menor de enredo, o que facilitaria a adaptação para outras séries.

  • A atividade pode envolver mais de uma disciplina? Seria mais interessante se envolvesse pro­fessores de outras disciplinas?
Sim, a atividade em questão pode abordar temas diversos, de acordo com a necessidade do professor para aquele momento.

  • O desenvolvimento da atividade e a forma como aconteceu com seus alunos sugerem algum desdobramento, alguma outra ação que decorra dela e possa ampliar seus ganhos?
Sim, é necessário atentar para que o foco e o objetivo da atividade não se percam durante o desenvolvimento.

  • A partir do que foi anotado em sala, seria possível criar uma ficha de acompanhamento da atividade que pudesse ser preenchida pelos alunos ainda durante a atividade e que refletisse o seu processo ao longo dela? 
Sim, pois a atividade é formada por etapas.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Real Time Web Analytics