Translate

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Atividade 3.1- Contextualizando a Mudança

Pontos para reflexão: • desenvolvo uma prática dialógica cm meus alunos? Ouço suas idéias, dúvidas , curiosidades? • Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as atecnologias podem auxiliar nisso?


       Acredito que é indispensável manter um ambiente em que os alunos tenham liberdade para expressar suas idéias e opiniões, além de enriquecer meu trabalho, eles podem contribuir de diversas formas, além de atentar para detalhes que talvez eu não tenha percebido. Além disso, quando os alunos possuem mais liberdade (bem orientada), as produções ficam mais criativas e as atividades são recebidas com mais afabilidade. Tratar o aluno como um ser pensante, que tem boas idéias e sentimentos faz toda diferença. Ir para sala de aula sem levar em consideração o pensamento, idéias, conhecimentos prévios, e até mesmo os sentimentos dos alunos é "mecanizar" a aula, tornando-a massante e sem significado para o aluno. Um ambiente onde professor e alunos podem interagir faz com que as aulas sejam mais produtivas e todos saem ganhando. As tecnologias só vem a acrescentar nesse espaço, podemos além de trocar idéias, podemos pesquisar juntos e debater ainda mais os assuntos das aulas. As tecnologias ampliam o espaço de troca, de recepção, de esclarecimento que já foi iniciado pelo professor.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Real Time Web Analytics