Translate

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Atividade 3.3 _ Projeto [Atividade 3.3: Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo


         Projeto Fotonovela Adaptado (Baseado no tema central valores)

Justificativa:

Cada vez mais acessíveis, os meios de comunicação se fazem presentes em nossas vidas. 
Ouvimos rádio, Vemos televisão dia e noite, os Jornais e revistas capricham  em suas cores, matérias e formatos, atraindo para sua aquisição.
Somos impelidos a aprender a linguagem da informática e igualmente nos tornamos fascinados pelas possibilidades do computador e da internet.
 Até onde o que vemos e ouvimos serve de retrato de nossas vidas?
 Até onde os meios de comunicação nos influenciam? 
 Mediante esses fatos, produzir imagem, criar histórias próprias, ter as produções exibidas e comentadas pelo público, além de estimular a criatividade, vem se mostrando como um modo efetivo de contribuir para a formação de gente mais ativa e crítica, além de ser um meio eficaz de reproduzir a própria realidade.
Acrescido todos esses fatores, utilizar-se da Fotonovela como meio de apresentar e explorar a questão de valores que tanto vem se perdendo no meio social vivenciado pelos alunos.

Objetivos:
Promover educação pelo uso das Tecnologias da Informação (TIC’s);
Levar os alunos a se familiarizarem com os recursos e linguagens das TIC’s;
Exercitar a leitura e a escrita;
Promover e fomentar a elaboração, produção, realização e apresentação de fotonovela que traduzam sua realidade;
Estimular a criação de histórias, assim como a edição de imagens / Produção de narrativa com imagem e texto sequenciados.
Abordar e debater o assunto valores utilizando a Fotonovela como recurso.
Expandir as discussões acerca de valores e promover o pensamento crítico dos alunos sobre o mesmo.
Identificar situações na sociedade onde a ausência de valores está presente.

Recursos:
Câmera fotográfica / câmera de celular, computadores com acesso a internet.
Opcional: Sites de edição de quadrinhos online (http://comiqs.com/editor  ou  http://storyjumper.com).
Informações e vídeos acerca do tema valores (A corrente do bem / Um sonho possível).

Procedimento Didático:

Identificação de situações envolvendo valores e sua necessidade.
Identificação do gênero Fotonovela.
Criação, adaptação e escrita da história ( coletiva ou em grupos).
Criação de personagens, montagem de cenários e figurinos.
Sessões de foto.
Construção, edição e finalização do trabalho.

Desenvolvimento:

1º Aula:
Conversa Informal sobre o tema do projeto, para sondar o que os alunos já sabem sobre o assunto.
Propor uma pesquisa livre pela internet sobre o tema.
Compartilhar em grupo as descobertas feitas individualmente com a pesquisa.
Registrar pontos semelhantes e diferentes nas pesquisas.
Explanar junto aos alunos que embora alguns valores mudem de uma cultura para outra, há valores que são comuns á toda a humanidade.
Elaborar com os alunos quais seriam os valores comuns a todos os povos.
Debater junto aos alunos se esses valores são reforçados pelas pessoas nos dias de hoje, e que consequência isso traz para a sociedade.
Que poderia ser feito para sanar esse problema? E um problema do governo ou cada um pode contribuir de alguma forma?
Pesquisar em casa com a família o que eles pensam a respeito do tema, e pedir que registrem suas informações para serem compartilhadas com o grupo.

2º Aula:

Dispor os alunos em círculo e propor que compartilhem com o grupo a pesquisa realizada em casa.
A partir das semelhanças e diferenças entre o material pesquisado, reforçar a pergunta: “Que poderia ser feito para sanar esse problema? É um problema do governo ou cada um pode contribuir de alguma forma?”
Pedir que ainda tomados pela reflexão desta pergunta, assistam ao filme “Corrente do Bem ou Sonhos Possíveis (Ambos filmes retratam que cada um pode fazer sua parte para tornar o mundo melhor e mais justo).
Ao término do filme, reunir a turma em grupo e conversar sobre o que viram no filme, pedir que reflitam sobre o assunto.


3º Aula:
Divifir a turma em pequenos grupos e pedir que troquem idéias á respeito do filme, relacionado as atitudes dos protagonistas com a pergunta sugerida ao início do debate (: “Que poderia ser feito para sanar esse problema? É um problema do governo ou cada um pode contribuir de alguma forma?”).
Propor que cada grupo comente suas experiências sobre o filme (registrar em power point).
Apresentação das conclusões e atividades.

4º Aula:

Reunir novamente a turma em grande grupo e continuar os debates acerca do tema valores, chegada a conclusão de que cada um pode e deve fazer a sua parte para modificar a sociedade em que vivemos, sugerir aos alunos que também façam sua parte, ajudando a todos da escola a perceberem o quanto pequenas atitudes podem contribuir para melhorar o mundo.
Sugerir aos alunos um trabalho em que pudessem expor todas as suas idéias á respeito do projeto.
Introdução do gênero fotonovela:
Explicar detalhadamente o que é, como se faz, o que se precisa para trabalhar com esse tipo de atividade.
Pedir aos alunos que com as experiências apreendidas durante os debates e com filme, elaborem também uma pequena esquete baseada no tema do projeto.
Dividir a turma em dois grupos, cada qual deverá produzir uma esquete.

5º Aula:

Produzidos e corrigidos os textos das esquetes, elaborar junto aos alunos os cenários, vestuários e outros objetos que serão utilizados na esquete.

6º e 7º Aulas:

Fotografar sequecialmente cada momento crucial da esquete.
Com as fotos devidamente organizadas no computador, utilizar o editor de texto para criar as histórias e caixas de diálogos a á serem dispostas na fotonovela.
Organização e finalização da fotonovela.


8º Aula: Atividade de conclusão / Culminância:

Culminância:
Impressão dos trabalhos que serão dispostos no mural da Escola.
Exibição dos trabalhos em Power point (ou imprimidos em cartaz)
Dramatização das esquetes.


Avaliação:


           Serão avaliados o comprometimento, a participação nas atividades propostas.


Duração:
Aproximadamente 1 Bimestre (2 meses).


Turma:

9º Ano de Escolaridade.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Real Time Web Analytics