Translate

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Atividade 3.2 _ Contextualizando a Mudança: Da Teoria à Prática.


História em Quadrinhos

Justificativa:

Muitas das vezes nós professores, sobretudo de Informática Educativa, sentimos dificuldade em vincular os conteúdos a serem trabalhados com a realidade do aluno, o que demanda muito planejamento e pesquisa.
Uma atividade deve incluir os objetivos do professor sem deixar de ser lúdica, criativa, inovadora e que principalmente possibilite ao aluno fazer suas próprias descobertas, tornando-o ativo em seu processo de aprendizagem.
Uma boa sugestão de atividade que integra todos esses "ingredientes", por exemplo, é a construção de histórias em quadrinhos, onde o professor poderá mesclar seus objetivos com a realidade do aluno e o mais importante: O aluno poderá criar e interagir nesse contexto.

Objetivos:

Promover Educação pelo o uso das Tecnologias da Informação (TIC's);
Exercitar a leitura e a Escrita;
Promover e estimular a criatividade, o pensamento crítico;
Promover e estimular a leitura e a escrita através da criação de histórias;
Identificar Histórias em Quadrinhos como gênero literário;
Estimular e compartilhar a leitura do gênero literário em questão;
Trabalhar diversas Disciplinas utilizando a mesma atividade (se assim for o objetivo do professor / no caso desse planejamento, trabalharemos gênero textual - História em Quadrinhos).

Recursos:

Revistas em Quadrinhos, Software  HagáQuê ou Software Gibizinho (utilizado nessa atividade).

Procedimentos Didáticos:

Identificação do gênero literário História em Quadrinhos;
Criação, escrita e montagem das Histórias;
Formatação e conclusão dos trabalhos.

Desenvolvimento:

Roda de leitura com várias revistas em quadrinhos ( para serem manuseadas e lidas livremente).
Conversando sobre quadrinhos;
Sugerir a construção de uma história de quadrinhos;
Escolha do tema e criação e montagem das Histórias, utilizando os softwares sugeridos.
Correção, formatação e Conclusão dos trabalhos.

Avaliação:

Serão avaliados o comprometimento, a participação e o desenvolvimento dos trabalhos.

Duração:

Uma a duas aulas.




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Real Time Web Analytics