Translate

domingo, 16 de outubro de 2011

Atividade 2.6 - Planejando uma atividade

 Fotonovela: Uma opção criativa para estimular a criatividade!

    Trabalhar fotonovela com os alunos é uma atividade gratificante!
   É muito recompensador ver o interesse com que eles participam das atividades, a motivação em criar suas próprias histórias e a alegria em saber que ele é o próprio autor de seu aprendizado!
   Segue abaixo o passo-a-passo dessa atividade tão expressiva:


Esse trabalho com fotonovela, ainda está em processo de realização com a turma do 9º ano da escola em que leciono... 
Os alunos estão gostando muito! Espero que vocês possam aproveitá-lo...
Projeto Fotonovela

Justificativa:
Cada vez mais acessíveis, os meios de comunicação se fazem presentes em nossas vidas. 
Ouvimos rádio, Vemos televisão dia e noite, os Jornais e revistas capricham nas em suas cores, matérias e formatos, atraindo para sua aquisição.
Somos impelidos a aprender a linguagem da informática e igualmente nos tornamos fascinados pelas possibilidades do computador e da internet.
 Até onde o que vemos e ouvimos serve de retrato de nossas vidas?
 Até onde os meios de comunicação nos influenciam? 
 Mediante esses fatos, produzir imagem, criar histórias próprias, ter as produções exibidas e comentadas pelo público, além de estimular a criatividade, vem se mostrando como um modo efetivo de contribuir para a formação de gente mais ativa e crítica, além de ser um meio eficaz de reproduzir a própria realidade.

Objetivos:
Promover educação pelo uso das Tecnologias da Informação (TIC’s);
Levar os alunos a se familiarizarem com os recursos e linguagens das TIC’s;
Exercitar a leitura e a escrita;
Promover e fomentar a elaboração, produção, realização e apresentação de fotonovela que traduzam sua realidade;
Estimular a criação de histórias, assim como a edição de imagens / Produção de narrativa com imagem e texto sequenciados.

Recursos:
Câmera fotográfica / câmera de celular, computadores com acesso a internet.
Opcional: Sites de edição de quadrinhos online (http://comiqs.com/editor  ou  http://storyjumper.com).
Procedimento Didático:
Criação, adaptação e escrita da história ( coletiva ou em grupos).
Criação de personagens, montagem de cenários e figurinos.
Sessões de foto.
Construção, edição e finalização do trabalho.

Atividade de conclusão / Culminância:
Exibição do Trabalho (mural escolar);
Teatralização da história.

Duração:
Aproximadamente 1 Bimestre.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Real Time Web Analytics