Translate

sábado, 8 de outubro de 2011

Atividade 1.1. Tecnologia na Sociedade, na vida de na escola.



         Produza um pequeno texto que sintetize suas reflexões acerca da temática estudada. 
         Na produção desse pequeno texto, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua 
capacidade de síntese:

         A cada dia o conhecimento tecnológico se torna mais presente em nossa sociedade. As redes sociais, celulares e programas estão evoluindo a passos largos, atendendo às necessidades de todos e levando professores e alunos a se adequarem para essa nova realidade.
        Atualmente, o desafio é transformar essa realidade tecnológica educacional em informações válidas para se somar ao conhecimento do aluno.
Este novo modo de educar deve ser utilizado com bases em propostas pedagógicas, pois grande número de informações simultâneas devem contribuir para o sucesso na aprendizagem, e não para o seu fracasso.
Sendo assim, toda a informação tecnológica deve ser acompanhada por um olhar pedagógico criterioso para que as informações e os métodos não sejam distorcidos levando a educação ao seu naufrágio.
Uma forma positiva da utilização da tecnologia educacional é a possibilidade do uso de redes sociais e programas de mensagem instantânea para a interação com pessoas de outros países proporcionado integração cultural, ou ainda para a difusão de informações e conteúdos educacionais onde a agilidade se faz necessária.
       As redes sociais e outras ferramentas disponibilizadas pela internet, poderão servir como ponto de apoio e mediação para a aquisição de conhecimento, fazendo do espaço virtual um ambiente de troca, gerando aprendizagem.
      Visto que não ser mais a única fonte de informação dos educandos, a escola deve acompanhar todas essas inovações tecnológicas inerentes na sociedade, daí a necessidade da mesma se tornar uma ponte, integrando conhecimentos e tecnologia para atrair esse novo público que apesar de muitas vezes possuir habilidades tecnológicas ainda desconhece as possibilidades que essas ferramentas tem para potencializar seus resultados de sua aprendizagem, assim como também, desconhece a necessidade de filtrar informações e acabam muitas vezes não aproveitando essa gama de recursos que estão a disposição de um clique.
       Todas essas questões, nos levam a refletir que converter informações em conhecimento é um desafio constante, que faz com que escola e professores revejam suas práticas de ensino para preparar os alunos para uma sociedade onde as tecnologias de informação estão fortemente presentes.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Real Time Web Analytics